quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estudo Errado - Gabriel O Pensador

4 comentários:

  1. A letra desta música faz uma crítica ao sistema educacional brasileiro.
    Será que nossos alunos estão satisfeitos com nossas aulas?
    Será que eles querem ouvir o que temos para dizer?
    E, nós como pais, estamos dando atenção suficiente aos nossos filhos? Acompanhando o seu cotidiano escolar?
    E, como professores a música nos faz refletir no sentido de que devemos mudar, inovar, acompanhar o ritmo de nossos estudantes e acompanhar as mudanças tecnológicas. Devemos estar atentos e não querer ser o apenas o transmissor de conhecimentos, mas ser o mediador do conhecimento e apreender com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. A letra desta música relata perfeitamente a nossa realidade escolar. Alunos cada vez mais interessados por assuntos que envolvam deu dia-a-dia, que possam ser associados as suas realidades.Nós, professores precisar estar sempre muito atentos para estimular o interesse dos alunos. Conteúdos separados de suas realidades não oferecem nenhuma informação interessante na visão deles, o grande desafio é unir conteúdos com a vida deles.

    ResponderExcluir
  3. A letra na música nos remete a uma reflexão crítica da realidade educacional na qual os alunos estão inseridos atualmente. E, partindo desse pressuposto, nós como educadores, devemos nos auto-avaliar e optar por uma prática voltada não somente para os conteúdos, para a aplicação de técnicas e de atividades previamente estabelecidas, mas também repensar nossa condição profissional em um mundo que está posto e que é mutante.
    Nesse cenário, o que acredito é que o professor deve partir do conhecimento do aluno, e ampliá-lo para que ele possa se reconhecer participativo no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, se faz fundamental que o professor também se reconheça como aprendiz e que permita aprofundar seu conhecimento em um processo de atualização constante.

    "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."
    (Autor desconhecido)

    ResponderExcluir
  4. Esta música retrata a realidade educacional no país.
    Nossas escolas andam à margem da sociedade. Nossas propostas educacionais não conseguem disputar e vencer os espaços na direção do futuro. Ainda ensinamos sem estímulos, muitos conteúdos estão desconexos, muitos educadores trabalham somente pelo salário.
    Desta forma vejo que nossos alunos só estudam ou permanecem na escola por obrigação. Quando atingem a idade legal, abandonam fazendo elevar-se o nível de evasão.
    Uma mudança é urgente.
    Precisamos buscar nos anseios de nossos alunos o "norte" para nossas propostas pedagógicas, o sentido para a prendizagem como um todo, capaz de auxiliar no crescimento e desenvolvimento de cidadãos conscientes, críticos e atuantes e não meros transmissores de conhecimento, sem nexo e sem saber porquê?

    ResponderExcluir