segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O educador que não utiliza a poesia como uma alternativa de aprendizagem não está proporcionando mais esta alternativa aos seus alunos. Entendemos que como mediador, deve aproximar o aluno desse universo mágico da leitura, através de diferentes atividades assim, podemos ir realimentando o hábito de ler.
A palavra usada corretamente, funciona como uma chave mágica que abre as portas do mundo. E a poesia em sala de aula funciona como essa chave mágica potencializando a imaginação.

Poesia: O buraco do tatu

O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.

O tatu cava um buraco,
e fura a terra com gana,
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.

O tatu cava um buraco
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.

O tatu cava um buraco,
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.

O tatu cava um buraco,
tira terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.

O tatu cava um buraco
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.

O tatu cava um buraco
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar
já está no Pólo Norte.

O tatu cava um buraco
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no fim do mundo.

O tatu cava um buraco
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto, está na Lua.

Diante desta simples poesia fica a critério do educador trabalhar, por exemplo: a dimensão do espaço geográfico apresentando os diferentes continentes e países com suas características economicas, políticas, sociais, ambientais entre outras.
Para os pequenos dos anos iniciais e Pré-escola pode ainda diluir a poesia em uma de suas temáticas de trabalho ( animais, meio ambiente, cadeia alimentar...) e desenvolver atividades envolvendo: animais, dia e noite, rimas, nomes próprios, palavras com dificuldades ortográficas, dramatização, desenhos, origami do tatu e outros animais ou confecção de animais com pet, papelão, caixas,.... Além de abordar as ações, beber,respirar - transformar isso em uma aula de ed.física com movimentos e mímicas.
Pudemos concluir após a leitura e análise do texto sugerido, que qualquer texto seja ele uma notícia, história, conto, poema, música, receitas, reportagens,... são veículos de comunicação que servem para realizar atividades pedagógicas e de aprendizagem.
Cabe ao educador, como mediador, passar o entusiasmo, fazer nascer na imaginação das crianças o mundo das fantasias e trabalhar com todos as mais diversas atividades. Utilizando-se na linguagem verbal ou não-verbal, de dramatizações, estará oportunizando a todos uma maior compreensão do mundo, da língua, possibilitando a alfabetização e o letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário