segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Possibilidade de trabalho com poesias nas séries iniciais
Não é muito comum observar professores trabalhando com poesias nas escolas. O professor não está proporcionando o acesso do aluno a esta fascinante forma de aprender. Ele, como mediador, deve aproximar o aluno desse universo mágico da leitura, através de atividades assim podemos ir realimentando a hábito de ler. A palavra usada corretamente funciona como uma chaves mágica que abre as portas do mundo. E a poesia em sala de aula funciona como essa chaves mágica potencializando a imaginação. A poesia O buraco do tatu de Sérgio Caparelli, por exemplo, possibilita trabalhar a dimensão do espaço geográfico apresentando os diferentes países e continentes com suas características econômicas, políticas, sociais, ambientais entre outras. Também podemos trabalhar os recursos naturais juntamente com os elementos que constituem a natureza. A poesia pode ser utilizada como recurso didático em sala de aula, pois com ela o aluno abre portas para a imaginação e vai além do visível, ele se transfere para outros lugares como num passe de mágica.

O buraco do tatu
O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.
O tatu cava um buraco,
e fura a terra com gana,
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.
O tatu cava um buraco,
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.
O tatu cava um buraco,
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.
O tatu cava um buraco,
tira terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.
O tatu cava um buraco,
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.
O tatu cava um buraco,
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar,
já está no Pólo Norte.
O tatu cava um buraco,
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no fim do mundo.
O tatu cava um buraco,
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto está na lua.
Para os pequenos das séries iniciais podemos ainda utilizar a poesia para trabalhar animais, meio ambiente, cadeia alimentar e desenvolver atividades envolvendo animais, rimas, nomes próprios, palavras com dificuldades ortográficas, dramatização, além de abordar ações como beber, respirar....
Podemos concluir após leitura e análise do texto sugerido, que qualquer texto seja ele poema, notícia, reportagem, entre outros, são veículos de comunicação que servem para realizar atividades pedagógicas e de aprendizagem.
Cabe ao educador, como mediador, fazer nascer na imaginação das crianças o mundo da fantasia e trabalhar com as mais diversas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário